quarta-feira, 10 de março de 2010

“Não é bom que e homem esteja só”. “Não separe, pois, o homem o que Deus uniu”.

Quem não fala do matrimonio e da família hoje? Falam os políticos, falam os sociólogos, falam os juristas em busca de um novo direito da família.

A que título e com que direito fala também Jesus Cristo?

O homem e a mulher foram criados por Deus ,para que se formem uma só carne, para que dêem vida a união conjugal.Então o titulo de Cristo é a criação. Ele fala em nome e com autoridade de Deus.

A página do Gênese nos apresenta a realidade do matrimonio na sua origem, projeto das mãos de Deus. Uma realidade ainda incontaminada, onde tudo é radiante, ordenado e profundo.

Qual força Deus incluiu na criação, criando o homem e a mulher diferentes e incompletos, feitos, portanto um para o outro? Partamos desse ponto do projeto divino:

NÃO É BOM QUE O HOMEM ESTEJA SÓ; VOU DAR-LHE UMA AJUDA QUE LHE SEJA ADEQUADA” (Gen2,18) . Isso quer dizer que a mulher é uma ajuda adequada para o homem e o homem para a mulher.Assim era no princípio.

A sós com os dicipulos Jesus diz:”Quem repudia a sua mulher e se casa com outra, comete adultério,e se a mulher repudio o seu marido e se casa com outro comete adultério.Não há duvida: Jesus, com essas palavras, exclui exatamente aquilo que nós chamamos de divórcio.

Há tantos jovens transviados, drogados, violentos, que não são filhos de pais divorciados! São filhos de pais que vivem o divorcio do coração, que brigam, ofendem-se ou deixam de se falar, reduzindo a sua família a um tétrico inferno.

A FAMÍLIA SÓ SERÁ FORTE E UNIDA SE O CASAL FOR FORTE E UNIDO. –

“Sereis uma só carne” (Gen. 2,24) , isso é uma só pessoa, com os mesmos projetos e sentimentos a dois. Devemos nos casar todos os dias, desfazendo as incompreensões,as friesas.” Não se ponha o sol sem que tenham feito as pazes; não se deitam sem se terem perdoado,ainda que fosse só olhar, um beijo” como nos recomenda o Apóstolo lá em -Ef 4,26 .

O sacrifício e a oração!

A oração; a melhor delas é aquela que os esposos fazem juntos. Mas a elas acrescentemos hoje pelos casados e pelos que se encaminham para o matrimonio: que o Senhor mantenha afastado deles o divorcio do coração!

Sagrada Família de Nazaré, rogai por nós!

Fiquem com Deus,

Dóris