segunda-feira, 11 de julho de 2011

FILHOS SÃO UMA BENÇÃO DE DEUS!


Gostaria de fazer uma citação do Catecismo: "Chamados a dar a vida, os esposos participam do poder criador e da paternidade de Deus. Os cônjuges, no ofício de transmitir a vida e de educar, missão própria deles, são cooperadores do amor de Deus criador".

Podemos, neste mundo, fazer a obra que for, mas ela nunca será tão grande quanto a de gerar e educar um ser humano. Um dia, as estrelas vão se apagar, os computadores não irão funcionar, os aviões não voarão, os navios não vão singrar os oceanos... mas um filho nunca acaba, é eterno. Não há obra que possamos fazer neste mundo que possa se comparar com a geração e a educação de um filho.

É por isso mesmo que Deus quer que tomemos muito cuidado com eles. Não podem nascer de qualquer jeito, a Igreja fala de paternidade e maternidade responsável. E diz ainda: "Tenham o máximo de filhos que vocês puderem criar". Cada um é quem decide. Se alguém disser para você: "Aqui tem um tesouro: ouro, pérolas, pedras preciosas... abra o baú e leve o que quiser". O que você vai fazer? Vai encher os bolsos e levar tudo o que puder. Ora, os filhos são uma benção. E Deus diz: "Leve o que você quiser". Então, leve o máximo!

A Sagrada Escritura e a prática tradicional da Igreja vêem nas famílias numerosas um sinal da benção divina e da generosidade dos pais" (Cat 2373). A um casal que vive mal, brigando, longe de Deus, não aconselho ter muitos filhos. Talvez fosse até melhor não ter nenhum. Mas, não tenho dúvidas de dizer junto com a Igreja a nós, que buscamos a vontade de Deus, que temos a fé, que amamos nosso cônjuge e queremos viver o amor de Deus: "Tenham o máximo de filhos que vocês puderem criar".

Foi o próprio Deus que idealizou a família. Os filhos, que são dons d'Ele, devem ser o centro das famílias tal qual o Menino Deus foi na família de Nazaré. E assim como o Anjo de Deus guiou São José, as nossas famílias devem ser guiadas por Deus!

"Se queremos ser verdadeira família devemos imitar o exemplo da Sagrada Família, que dobraram os seus joelhos, se colocaram diante de Deus, do qual provém toda paternidade, e o adoraram.

E então, adorando o Senhor, vamos carregando nossa cruz aqui na terra, sabendo que atrás de cada cruz Deus tem uma ressurreição escondida para nós. E peregrinos que somos, estrangeiros que somos, como a Sagrada Família exilada no Egito, vamos caminhando para a Pátria, a casa do Pai, que Jesus preparou para nós."