segunda-feira, 22 de março de 2010

Semana Santa

Estamos nos aproximando da Semana Santa, seu inicio se dará no Domingo de Ramos, lembro-me que antigamente essa época era tão esperada qto o Natal do Menino Jesus. Em nossas casas tapavamos as imagens, ficando somente o crucifixo descoberto...minha mãe até fazia uma altar com Jesus Crucificado, e nós ficavamos esperando o domingo de ramos para levar os nossos ramos á missa e iamos na missa todos os dias até chegar a Páscoa do Senhor.
Na 5ª feira Santa- missa de lava-pés...todos tomavamos banho pra às 19:00hs estar na igreja e participar da Santa Missa, ver o padre fazer o mesmo gesto de humildade que fez Jesus na ultima ceia, era um empura-empura pra ver o lava-pés, depois o padre retirava as toalhas do altar e a igreja era fechada...que coisa linda, pois a família estava reunida todos com o mesmo objetivo... orar juntos.
Na sexta-feira Santa quando acordavamos minha avó sempre dizia:
- Até os pássaros silenciam é a natureza em respeito ao seu criador...
Não podia se fazer nada nesse dia ,não podia ligar o rádio e nem a tv, não caçava passarinho, não gritava, silencio mesmo, comia-se pouco.. um almoço muito simples. Às 15hs todos iam a Santa Missa pois era a hora da 7 palavras....À noite aqui em nossa cidade tem uma procissão enorme igual o meu tempo de criança, muita gente, muitas velas,todos orando...pena que hj só vão a noite pra essa procissão.

Mas voltando no tempo....no sábado de aleluia só ligavamos o rádio depois das 10hrs da manhã e depois ficavamos esperando a noite chegar... a missa era às 23 hrs todos muito bem arrumados, bonitos, pois era a missa da Ressureição do Senhor, que tempo lindo, familia reunida, família com fé, família de oração.
Pena que hoje todos fazem desse dia um dia para passear, beber, comer, viajar,......e na verdade se esqueceram do principal, se esqueceram do que deu a vida para nos salvar-
"JESUS CRISTO O FILHO DE DEUS"


Com carinho,
Dóris