A vida é feita de pequenas coisas e pequenos momentos, com grandes significados. Tem gente que espera que a vida seja um “alto empreendimento”, cheio de grandes eventos, de luzes, brilho, adulações. Outros gastam a vida inteira buscando fazer algo grande, notório. Porém, o que realmente nos faz felizes são os pequenos momentos, que muitas vezes contêm nossos maiores tesouros!
I. Madrinha de Batismo
Muitas pessoas adiam o batismo dos seus filhos por meses, às vezes por anos!! Mas somente nos tornamos filhos de Deus e herdeiros do Reino dos Céus depois que somos batizados, e é somente através do batismo que podemos ser salvos. Como diz Santo Tomás de Aquino:
Ora, o batismo é dado para que, nascidos de novo por ele, nos incorporemos a Cristo tornando-nos membros seus. É o que diz a Epístola aos Gálatas: “Vós todos que fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo”.
É, pois, claro que todos são obrigados ao batismo e sem ele não pode haver salvação para os homens.
A missão e tarefa dos padrinhos de batismo não são menos importantes do que a dos pais. Os padrinhos se tornam, para o batizando, seus segundos pais e têm a tarefa de nutri-lo na fé e na vida cristã, sendo, portanto, encarregados de sua salvação. É por este motivo que não pode ser padrinho/madrinha de batismo qualquer pessoa, de qualquer índole de vida ou de qualquer “religião”.
II. Madrinha de Crisma
Embora muita gente ignore ou não se dê conta, ser madrinha/padrinho de crisma é coisa séria! Preparar uma alma para combater por Nosso Senhor é uma missão muito honrosa! O Sacramento do Crisma torna o cristão batizado um soldado de Cristo, conferindo a ele a “perfeição da idade espiritual”. Seu padrinho/madrinha se torna seu “instrutor”, e é responsável por ensiná-lo a combater por Jesus Cristo.
Confere-se este sacramento para transmitir fortalecimento no combate espiritual. Assim como alguém nascido de novo precisa de um educador que o ensine como comportar-se na vida: “Tivemos como educadores nossos pais terrenos e lucramos disso um bom proveito”, como está na Carta aos Hebreus, assim também quem é recebido para o combate, precisa de um instrutor que o instrua no modo de lutar.
Considerações finais
Enquanto os padrinhos de batismo são responsáveis pela nutrição espiritual do seu afilhado, os padrinhos de crisma são encarregados de prepará-los no combate da vida cristã. Ambas são belíssimas missões e grandíssimas responsabilidades que devem ser assumidas com muita dedicação e temor do Senhor.
Que Deus me ajude e que Nossa Senhora me auxilie para que eu possa ser uma madrinha exemplar, solícita e sempre presente na vida das minhas afilhadas.
Com carinho
Maria Dóris