sexta-feira, 30 de abril de 2010

FAMÍLIA IDEAL

Nesse mes de maio o Boletim Informativo da AJVNS trouxe esse artigo que o Pde. Alex escreveu, por isso achei legal de ser postado aqui no nosso blog.


Todos nos idealizamos uma família. Desde pequenos queremos que nossa família seja a mais legal, mais bonita e a mais sucedida. Quando entramos na escola, achamos a família do amiguinho melhor que a nossa.
Na adolescência, piora: nossa família é um porre e se o mundo fosse povoado somente por amigos, seria um paraíso.
Passada a fase da Juventude, nos tormanos auto-suficientes. Família passa a ser um enfadonho compromissos nos aniversários e compromissos sociais
Então casamos e vêm os filhos.”Nossa! Eu cheio de boa vontade e conhecimento e o filhinho do meu amigo é mais educado. Meu filho só chora, faz birra e quer tudo o que vê no shopping. Penso: como ele pode ser mal agradecido quando trabalho de domingo a domingo para dar comida, escola, brinquedos caros,etc. O problema é da minha mulher que não cuida direito da educação e ainda vem a mãe dela dar palpites.”
E ela pensa exatamente como ele.“ É tudo culpa do folgado que não ajuda nada em casa. Vou me separar porque sozinha conto comigo mesma e vai ser muito melhor.”
O casal se separa, casa de novo e nada das coisas melhorarem. E voltando a família ideal. Existe mesmo?

A família ideal é aquela onde todos se esforçam para se amar e se respeitar. A possibilidade, então, da família ideal acontecer deixa de ser do outro e passa a ser minha. A partir do meu encontro com Deus, em que O escuto e deixo que Ele opere em mim sua vontade.

Um dia lendo a história da vida de Sana Terezinha, lembro-me dela contando que não gostava muito de uma freira no convento, o que era recíproco, pois a freira não gostava dela. Um dia, por inspiração de Deus, meditou sobre sermos criados a Sua imagem e semelhança. Como podia aquela freira ser a imagem de Deus? Mas Teresinha se auto propôs um exercício: Quando olhasse para aquela irmã, sempre veria a face de Deus. Ela se esforçou em amar e respeitar e a relação das duas mudou.

Assim é a família ideal: local onde todos se esforçam para se amar e respeitar.
Eis a pergunta: Quanto estou me esforçando para minha família ser melhor?


Padre Alex

Boletim da AJVNS


Sagrada Família de Nazaré, rogai por nós
Deus os abençoe!
Dóris