quinta-feira, 5 de maio de 2011

Como evangelizar os meus filhos?




Os pais não devem apenas mandar os filhos para a igreja, mas levá-los
Igreja ensina que os primeiros catequistas são os pais.
É no colo deles que toda criança deve aprender a conhecer a Deus, aprender a rezar e dar os primeiros passos na fé; conhecer os Mandamentos e os Sacramentos.


Os pais são educadores naturais, e os filhos assimilam seus ensinamentos sem restrições. Será difícil levar alguém para Deus se isso não for feito, em primeiro lugar, pelos pais.
É com o pai e a mãe que a criança tem de ouvir em primeiro lugar o nome de Jesus Cristo, Sua vida, Seus milagres, Seu amor por nós, Sua divindade, Sua doutrina…



Eles são os responsáveis a dar-lhes o batismo, a primeira comunhão, a crisma e a catequese.
São Paulo recomenda: “Pais, não exaspereis os vossos filhos.
Pelo contrário, criai-os na educação e na doutrina do Senhor” (Ef 6, 4).
Aqui está uma orientação muito segura para os pais. Sem a “doutrina do Senhor”, não será possível educar.


Dom Bosco, grande “pai e mestre da juventude”, ensinava que não é possível educar sem a religião. Seu método seguro de educar estava na trilogia: amor – estudo – religião.

Eu me lembro bem que minha mãe sempre nos ensinava e ensina até hoje , sobre que devemos sempre rezar.
Quando jovem, sempre a viamos rezando o terço e brincavamos sempre com ela ...mamãe você todo os dias reza a mesma coisa...porque não grava e deixa lá tocando e você pode ir fazendo outra coisa..ou mesmo dormir!!...Ela sempre nos ensina que não era assim a cada dia tinha sempre algo pra agradecer ou a pedir pela intercessão de Nossa Senhora. Também iamos sempre a missa com ela quando pequenos, depois iamos sozinhos...e ela sempre nos perguntava qual era o evangelho e o que o padre tinha falado. Foi muito bom tudo isso porque aprendemos com seu testemunho, e pudemos também ensinar os nossos filhos.


Se os pais rezam, os filhos aprender a rezar; se os pais vivem conforme a lei de Deus, os filhos também vão viver assim, e isso se desdobra em outros exemplos.
Alguém disse, um dia, que “quando Deus tem seu altar no c
oração da mãe, a casa toda se transforma em um templo.”

Diante de um mundo tão adverso, que quer arrancar os filhos de nossas mãos, temos de conquistá-los por aquilo que “somos” para eles. É preciso que o filho tenha orgulho dos pais. Assim será fácil você levá-lo para Deus. Muitos filhos não seguem os pais até a igreja porque não foram conquistados por estes.

Enfim, antes de dizer a seu filho “Jesus te ama”, diga-lhe: “eu te amo”.





DEUS ABENÇOE AS NOSSAS FAMÍLIA!

com carinho

Dóris